quinta-feira, 27 de abril de 2017

Dr. Tema: as qualidades de um articulador político competente

Dr. Tema, vitória em Brasília nesta terça-feira(25)


Por Emerson Araújo/Jornalista

Não é de hoje que temos dito que o Prefeito de Tuntum e Presidente da poderosa FAMEM, Cleomar Tema, nasceu para fazer e viver política 24(vinte e quatro) horas. E é o que tem feito ao longo destas últimas 03(três) décadas no Estado do Maranhão.

Político nato da região central do Maranhão, Cleomar Tema começou a sua trajetória política no movimento estudantil quando ainda cursava o antigo ensino fundamental no Ginásio Colinense no final da década de sessenta onde ali estudava vindo do antigo Povoado da Santa Filomena, hoje cidade. O historiador e membro da Academia Piauiense de Letras, contemporâneo de Cleomar Tema, ali em Colinas, Fonseca Neto, em conversa com o titular deste blog Emerson Araújo em Teresina, onde reside hoje, afirmou, que, Tema já tinha um discurso afinado e conseguia empolgar os colegas de ginásio com seu jeito de liderar, com sua fala que empolgava e arrancava aplausos nas horas de recreio.

Lembranças históricas a parte sobre o Dr. Tema, o que se tem testemunhado, nas últimas horas, sobre este prefeito que é liderança política portentosa do Maranhão em torno do episódio sobre o FUNDEB que o governo federal tentava impor sobre o Estado e os municípios maranhenses foi a sua influência política ativa a favor da causa municipalista posta junto a maioria dos deputados federais em Brasília, nesta terça-feira(25). 

Dr Tema, na sua cruzada em Brasília, chamou para si a responsabilidade de mobilizar a bancada federal do Maranhão na Câmara dos Deputados, nestas últimas horas, para forçar o MEC/FNDE a recuar sobre o procedimento de retenção de uma parte do FUNDEB no mês de abril, o que levaria mais calamidade financeira e social para os gestores maranhenses, e, assim ele fez, demonstrando as qualidades de um articulador político competente que lembraria o jovem estudante de Colinas metido no grêmio estudantil da sua escola no final da década de 60(sessenta) como testemunhara Fonseca Neto.

Pela insistência e poder de mobilização junto a bancada maranhense que, até que enfim acabou unida por uma boa causa a favor da maioria do povo deste estado, Dr. Tema leva, não só a vitória do grande articulador que continua sendo e um exemplo de liderança política do melhor quilate que ainda se tem por aqui, um orgulho para os tuntunenses e, com certeza, orgulho para todos os prefeitos filiados ou não a FAMEM pela vitória conseguida.

Blog Bate Tuntum