segunda-feira, 24 de abril de 2017

DOBRADINHA PSDB-PC DO B NO MA DIVIDE TUCANOS

Blog Marrapá - A grande dúvida no meio político atualmente é sobre o posicionamento do PSDB em 2018. Na base do governador Flávio Dino, a maioria dos tucanos deseja permanecer aliado aos comunistas. Uma minoria capitaneada por Sebastião Madeira articula por uma separação, mas quem realmente torce para que isso ocorra são as lideranças do PMDB, principais adversários do atual Governo.

Madeira é um solitário em sua empreitada para que o PSDB busque um novo caminho. Até agora o partido não tomou um posicionamento. A situação é simples: a executiva nacional da legenda encontra uma forte resistência em separar tucanos de comunistas e por isso tem evitado meter a colher no Maranhão. Sem um nome forte para disputar o Governo do Estado em 2018, o PSDB avalia que é melhor manter a aliança com o PCdoB. Hoje a maior liderança do sigla no Maranhão é o vice-governador Carlos Brandão, que conseguiu o apoio de diversos prefeitos para exigir a independência no Maranhão.

Uma nova dobradinha com o PSDB pode colocar o governador Flávio Dino com o apoio de pelo menos três partidos com presidenciáveis, somando o PDT e o PT. Caso inédito no Maranhão e que alçaria o governador a uma condição quase irreversível de reeleição.

É essa coalizão que gera tanto interesse da oposição nas decisões do PSDB.