quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Prefeito eleito em Riachão, Joab Santos tem registro de candidatura indeferido

Joab Santos foi o vencedor nas urnas
Joab Santos foi o vencedor nas urnas
O candidato à prefeito de Riachão, no sul do Maranhão, eleito nas urnas no último dia 2 de outubro pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro), o empresário Joab da Silva Santos, teve o registro indeferido na tarde desta quarta-feira (26) pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Ocorre que o prefeito da cidade, candidato à reeleição, Crisógono Vieira (PTdoB), que ficou em segundo lugar na disputa, havia entrado na Justiça Eleitoral com provimento de recurso para indeferir a candidatura de Joab e teve êxito no julgamento de hoje, que teve como relator, o juiz eleitoral Eduardo Moreira. Por 3 votos a 2 – por maioria, não por unanimidade – os 5.554 votos obtidos por Joab serão anulados.

Portanto, com o indeferimento acatado, quem deve ser diplomado pela segunda vez no dia 1º de Janeiro de 2017 como prefeito de Riachão é petebista Crisógono.

Joab Santos é mais um dos prefeitos maranhenses que venceu as eleições na urnas mas não vai poder assumir o cargo. O indeferimento da candidatura dele se deu pelo fato de ser proprietário de uma empresa que prestava serviços à prefeitura e não se descompatibilizou em tempo hábil, conforme determina a Justiça.

O TRE ainda pode fazer uma repactuação de votos e o Tribunal Superior Eleitoral pode decidir por novas eleições na cidade. Mas por enquanto, a decisão pelo indeferimento prevalece.

Blog do Minard