quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Eduardo Braide será o novo prefeito de São Luís



Por RICARDO FONSECA/Blog Propagando/br 247



Quando fez o lançamento de sua campanha no Hotel Brisa Mar em São Luís (MA) no mês passado, o deputado e candidato a Prefeito pelo PMN Eduardo Braide apresentou um programa de governo completo e arguido pela imprensa presente, disse em alto e bom som: “Esperem para ver os debates, e vejam, eu vou surpreender…”

Não é que ele estava certo e já no primeiro debate realizado pela TV Guará (afiliada da Record News no estado) na quinta-feira 22 de setembro, ele entrou para os trends topics do twitter como o assunto mais comentado?

Braide ainda tinha pela frente o debate da TV Difusora, que seria realizado no dia 27, mas foi cancelado sob alegação de “problemas técnicos”. Muitos dizem que o verdadeiro motivo do cancelamento desse debate, foi que a assessoria jurídica dele, havia conseguido um mandado se segurança, expedido pelo juiz Eduardo Moreira, que garantiria a participação dele. 

Com 10 segundos apenas durante o horário político, o jovem candidato precisava se esforçar muito para chegar a 5% e por lei poder participar do último e mais importante debate, que foi o da Rede Globo, realizado na quinta-feira dia 29 de setembro, 3 dias antes das eleições. 

Então, com o seu jeito simples e objetivo, deu outro show nesse debate e contrariando todas as pesquisas de intenções de votos, passou pro segundo turno com 21,34% dos votos. Segundo o jornalista Marco D´éça: “o candidato que virou sensação pela capacidade administrativa e preparo técnico demonstrados no debate da TV Mirante, vai ter um desafio que pode ser ainda maior: enfrentar as máquinas da prefeitura e do governo.”

Com 96.000 reais à disposição (onze vezes menos que o arrecadado pelo adversário e atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior), Braide dessa vez está tendo o mesmo tempo de exposição no horário eleitoral e terá segundo o cientista político da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Wagner Cabral, “que apostar na figura Outsider”, para amealhar votos e conseguir apoios importantes nessa nova eleição. 

Eduardo já conseguiu o apoio dos vereadores Rose Sales (PMB), Francisco Chaguinhas (PP), Manoel Rego (PP), Edmilson Jansen (PTC), Estevam Aragão (PSB), Marlon Garcia (PSDC), Armando Costa (PTdoB), professor Sá Marques (PHS) e do vice na chapa da candidata Eliziane Gama, José Joaquim (PSDB). 

O atual prefeito, coordenadores de campanha, blogueiros contratados e aliados, já sentiram na pele o resultado da mais recente pesquisa - ESCUTEC - divulgada ontem (12), no qual Eduardo Braide (PMN) aparece com 44,27%, contra 40,09% de Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Ou seja um enorme crescimento político nesse início de segundo turno. 

O candidato agora experimenta a forma cruel como alguns ainda fazem política no estado e está sendo vítima de acusações que vão de racismo até recebimento de propina em prefeitura do interior. 

Filho de um político experiente, Antonio Carlos Braide, ex-deputado e ex-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, Eduardo tem capitalizado essas e outras acusações, respondido a todas e as transformado em votos para a sua campanha. O fato que valida essa afirmativa é o resultado dessa última pesquisa divulgada ontem, que já virou inclusive motivo de ações judiciais pela oposição, conseguindo proibir a sua divulgação na propaganda eleitoral no rádio e na TV. Confira aqui

Incomparável é o programa do candidato que demonstra competência e maturidade política, com propostas que visam a melhoria da qualidade de vida da população ludovicense, seja na saúde, educação, cultura, saneamento básico ou mobilidade urbana, indo até mesmo na geração de emprego e renda.

Contudo, o jovem Eduardo Braide demonstra que está realmente preparado para ser o futuro prefeito da capital do Maranhão; E pelo andar da carruagem, está cada dia mais evidente isso no desejo de mudança no semblante das pessoas nas ruas. “Por onde passa, ele vai conquistando mais e pessoas", disse Dona Francisca, moradora da rua 1 no bairro do São Francisco.

Foto: Blog do Marco D'eça

O processo de mudança nas intenções de voto e o fenômeno de crescimento vertiginoso do candidato do PMN não é apenas uma onda midiática que invade a cidade, como dizem alguns palpiteiros. Ele reflete um sentimento nacional de alternância política e oportunidade aos novos gestores, que de fato tenham propostas para mudar e melhorar a vida das pessoas. Isso ficou evidente nos resultados do primeiro turno dessas eleições em todo o País, onde muitos prefeitos não conseguiram a tão desejada reeleição. 

Eduardo Braide, o garoto prodígio, que muitos desacreditaram porque iniciou a corrida eleitoral em quarto lugar, contrariou todas as apostas e chegou como um guerreiro com muita luta - por mérito próprio - ao segundo turno, será sem sombra de dúvida, o novo Prefeito da cidade de São Luís (MA). Alguém ainda duvida disso?