domingo, 9 de outubro de 2016

Dr. Janes Clei precisará acima de 06(meses) para organizar a administração de Formosa da Serra Negra

Dr. Janes Clei e Renato Jorge
Após uma vitória memorável nas eleições a Prefeito, no domingo passado(02),  em Formosa da Serra Negra,  com maioria de 402(quatrocentos e dois votos), o odontólogo Dr. Janes Clei da Coligação Formosa Merece Mais - 12 terá, agora, pela frente alguns desafios de gestão importantes para demonstrar para a população da cidade que a melhor solução administrativa para o município seria o seu nome nos próximos 04(quatro) anos fundamentado num plano de governo diferente do que está a frente da gestão pública do município atualmente.

Comissão de transição 

Mesmo sendo constitucional, as comissões de transição no período pós-eleitoral ficam a mercês da boa vontade de gestores perdedores que, em regra geral, nas cidades pequenas como Formosa da Serra Negra, não tem muito interesse em abrir as administrações públicas atuais para os futuros gestores de maneira democrática e ética como se espera. 

Tendo um prazo de, pelo menos, 10(dez) dias legais para o deferimento por parte dos gestores perdedores  das comissões de transição, os prefeitos eleitos  ficarão navegando a cego sem ter uma radiografia real da gestão municipal, inclusive, sem poderem, ainda, planejar para um futuro imediato para as suas administrações. E ainda correm o risco de recorrerem a justiça para garantir o direito da comissão de transição nomeada ter acesso as informações nas prefeituras ou  verem a destruição do patrimônio na chamada política da "terra arrasada" deixada pelas administrações perdedoras sem poderem fazer nada.

Espera-se que o Dr. Janes Clei, prefeito eleito de Formosa da Serra Negra, neste momento de transição administrativa tenha habilidade política para negociar com a atual gestão e autoridade, para caso  a comissão de transição indicada por ele não seja aceita pelo Senhor Edmilson Santos, recorrer a justiça em caráter de urgência, urgentíssima para garantir as informações reais sobre folha de pagamento, programas e projetos  federais, estaduais e municipais na educação, saúde, infraestrutura, desenvolvidos no município, além do saldo em caixa e outras informações contábeis relevantes para a próxima administração que se inicia em janeiro de 2017.

Equipe de governo

Um outro desafio importante para a administração do Dr. Janes Clei a partir de janeiro/2017 diz respeito a equipe de governo que o prefeito terá que montar para ajudá-lo nestes próximos 04(quatro) anos. Há quem diga que é muito cedo para se tratar disso, levando e conta das complexidades políticas da coalizão que o levou a vitória no domingo dia 02 passado. Pode até ser que exista este contexto que demande mais tempo para a formação da equipe  do próximo governo municipal de Formosa de Serra Negra, mas, neste momento, algumas áreas da administração do Dr. Janes Clei devem já apresentarem os nomes para dar maior visibilidade a esta gestão tão esperada. Secretário de Finanças, Administração, Saúde e Educação devem já ser escolhidos nas próximas horas para dar tônica a  futura administração nos próximos dias. Unir nomes técnicos e políticos, neste instante, a estas secretarias estratégicas se torna uma tática de primeira linha ligada ao perfil de Janes Clei e de sua futura gestão, diga-se de passagem.

Um apelo ao povo de Formosa de Serra Negra

Dr. Janes Clei foi eleito no domingo passado(02) porque representava/representa esperança de dias melhores para a população de Formosa da Serra Negra e isso é fato real, contudo, não se pode esperar nos primeiros dias, meses iniciais ações mirabolantes para a  melhoria imediata de alguns setores da cidade, abandonados nestes últimos 04(quatro) anos. As mudanças virão, isso é uma certeza, mas é prudente, inicialmente, arrumar a administração pública municipal em alguns setores como saúde, educação, folha de pagamento para que as melhorias possam ser sentidas. Daí se fazer um apelo ao povo de Formosa da Serra Negra para que ele tenha, ainda, a tolerância devida com Dr. Janes Clei, de pelo menos 06(seis) meses de gestão para que as coisas possam funcionar a contento na zona urbana e rural da cidade e traga felicidade para todos.