sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Caos na saúde pública de Formosa da Serra Negra

Prefeito de Formosa da Serra Negra, Edmilson Santos, penaliza os moradores pobres da cidade depois que perdeu as eleições municipais

Mais um descaso administrativo praticado pelo atual Prefeito de Formosa de Serra Negra, médico Edmilson Santos, foi denunciado pela população do município junto ao Ministério Público do Maranhão (MP-MA) da Comarca de Grajaú, ou seja,  a falta de atendimento médico na Unidade Básica Mista de Saúde Otávio Lima de Arruda  há mais de 30(trinta) dias, segundo informações que chegaram a redação do Portal do Alto Grajaú, nesta terça-feira(28). 

Unidade Básica Mista de Saúde Otávio Lima de Arruda fica localizada na Rua João da Mata e Silva, centro de Formosa da Serra Negra, e o médico que fazia o atendimento nesta instituição de saúde pública do município se chamava André Luis do Carmo Pinheiro e que segundo informações obtidas na Consulta Estabelecimento - Modulo Profissional - Profissionais por Estabelecimento - Datasus é profissional de medicina  desta unidade de Saúde desde 20/11/2014 com contrato determinado. 

O médico André Luis do Carmo Pinheiro abandonou a Unidade Básica Mista de Saúde Otávio Lima de Arruda logo após a proclamação do resultado das eleições municipais no último dia 02 de outubro que deu a vitória ao Dr. Janes Clei, candidato de oposição ao atual  Prefeito de Formosa da Serra Negra, Edmilson Santos.

Sabe-se que é princípio constitucional que fundamenta o direito administrativo que o serviço público não pode sofrer descontinuidade sob qualquer aspecto ou alegação e no tocante as ações de saúde com a falta de  atendimento a doentes de várias patologias isso se torna mais grave ainda por conta do perigo de morte e outras materialidades por descaso da gestão pública. Em Formosa da Serra Negra o desmando na gestão do Senhor Edmilson Santos se agravou ainda mais com a derrota eleitoral para o Dr. Janes Clei a poucos dias, penalizando a maioria dos moradores do município nas suas necessidades mais urgentes.

O Prefeito Edmilson Santos(PSDB) tem sido constantemente denunciado junto ao MP-MA em  Grajaú em vários casos de ilícitos administrativos, mas o que se sabe é que há vista grossa deste órgão fiscalizador da lei para tantas denúncias a olho nu contra o gestor da cidade, cabe o MP cobrar responsabilidade do médico prefeito  por ele não garantir e nem cumprir as suas principais atribuições entre as quais a garantia do atendimento médico nas unidades básicas de saúde da cidade.